E o Condomínio Morada do Sol foi fundamental nesse trabalho, tanto por ser a porta de entrada para a área de reflorestamento no morro, mas principalmente pelo apoio que sempre deu. Desde 1991 o condomínio contribui diretamente com a ONG, ajudando muito no trabalho de reflorestamento (atualmente a manutenção) e Educação Ambiental, que sempre foram as propostas da Florescer.

Importante destacar também o apoio do Exército Brasileiro, através da Prefeitura Militar da Zona Sul, que desde o início incentivou o reflorestamento no Morro São João.

Em 1996 a Florescer teve apoio da empresa Tropiflora para, além de intensificar o reflorestamento, difundir informações e conhecimentos sobre meio ambiente. Essa parceria resultou num maior envolvimento da comunidade local, de creches e de colégios, possibilitando que mais crianças realizassem atividades de vivência ecológica.

Um exemplo disso foi o trabalho desenvolvido com a creche Criançartes, em que as crianças participaram de uma experiência de plantio para recuperação de áreas degradadas. O aprendizado se deu no viveiro de mudas que a Florescer mantém no Morro São João. O cunho educativo-social foi alcançado não somente pelo plantio, mas também pela forma de obtenção da verba utilizada. As crianças coletaram quase 200 Kg de alumínio em seis meses. Com a reciclagem das latas, elas conseguiram a verba necessária para as mudas, compraram bandejas, substratos e adubos. As próprias crianças plantaram e mantiveram a rega até a brotação das mudas que, depois, foram levadas para o São João.

Experiência semelhante foi obtida com o Colégio Cruzeiro, em Jacarepaguá. O trabalho tentou mostrar que pequenas iniciativas podem trazer grandes benefícios para a natureza. Para as crianças criou-se a possibilidade de acompanhar o processo de formação de uma árvore, agregando ainda valores como a reciclagem de lixo: papelão, plástico, vidros e alumínios.

O reconhecimento do trabalho foram dois prêmios na Firjan, em 2000 e 2001, na etapa estadual do Prêmio de Ecologia da Confederação Nacional da Indústria, categoria Indústria e ONG ambientalista (Tropiflora e Ong Florescer). Além disso, a Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (AHK-Brasil) concedeu uma menção honrosa ao trabalho conjunto da ONG Florescer e da Tropiflora.

Dando continuidade ao trabalho de reflorestamento e Educação Ambiental, que conta com aproximadamente 30 mil m2 de área recuperada, a Florescer vem atuando junto a crianças e adolescentes do condomínio Morada do Sol e escolas.

Para estimular as crianças para o reflorestamento e propiciar a educação ambiental são realizados alguns eventos. Um deles foi um dia de atividades com a participação do grupo de teatro "Pé no Chão, Cabeça na Arte", que se tornou voluntário da causa ambiental da Florescer. O evento reuniu mais de 50 crianças, além de pais e adolescentes para assistir à peça que relatava, de forma divertida e instrutiva, todo o trabalho desenvolvido pela ONG. O evento possibilitou a realização de duas "vivências ecológicas"– subida ao Morro São João e plantio de mudas. O envolvimento das crianças se deu de forma prazerosa e leve.

Realizar esse tipo de atividade é um objetivo permanente da Florescer, com o intuito de criar, naturalmente, uma consciência ecológica e abrir espaço para a preservação da natureza pelas futuras gerações.